sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O Significado das Experiências da Vida

" Todas as experiências pelas quais passamos nesta vida são concretizações da nossa mente; são "espelhos" a nós concedidos para que possamos examinar a nossa atitude mental. Qualquer que seja o aspecto vislumbrado nesses "espelhos", ele não passa de reflexo. Cabe a nós observar a imagem refletida e procurar melhorar a nossa mente, que está projetando essa imagem. Podemos portanto, dizer que todas as experiências pelas quais passamos nesta vida são instrutivas. Por mais dolorosas que sejam, as experiências sempre nos ensinam algo, elas não tiram nada de nós. É essencial compreender isso, Em vez de ficarmos simplesmente lamentando as imagens imperfeitas que aparecem no "espelho" (as experiências dolorosas), devemos refletir sobre a atitude mental que causou o surgimento delas. Enquanto nos limitamos a lamentar as experiências dolorosas, continuarão surgindo-nos situações similares no mundo fenomênico quantas vezes forem necessárias, até compreendermos a lição.
Todas as experiências desta vida são valiosas, pois nos acrescentam algo valioso. As adversidades com que nos deparamos nos caminhos desta vida estimula-nos a lutar contra as dificuldades, fazem-nos exteriorizar a força latente e nos permite conhecer a alegria que preenche o coração quando vencemos os obstáculos.
As experiências são valiosas também no campo afetivo. Ao sofrermos por amor, adquirimos mais sabedoria e sensibilidade e tornamo-nos capazes de compreender a dor de outras pessoas que sofrem por amor.; ao sofrermos humilhação, ao sermos ferido em nossa dignidade, compreendemos quanto os outros sofrem quando os hunilhamos, quando "pisoteamos" os sentimentos deles, e então aprendemos a virtude da humildade e da tolerância. O desgosto que sofremos quando alguém usurpa o que nos pertence é uma boa lição que nos faz compreender o que os outros sentem nessa situação. Passando por várias experiências, aprendemos a não ferir os sentimentos dos outros nem usurpar bens alheios, a amar o próximo, e alcançamos um grande progresso espiritual. Compreendemos, então, o profundo significado do ensinamento de Jesus Cristo: "O maior dentre vós será vosso servo". É realmente penosa a experiência de sofrer um enorme prejuízo que faz ruir, num só golpe, a riqueza acumulada ao longo dos anos, com muito esforço e persistência. Entretanto, para aqueles que estão dispostos a aprender algo em qualquer circunstâncias, tal experiência é uma lição valiosa que mostra a transitoriedade das coisas materiais, fazendo-os compreender  que a matéria é projeção da mente e que a verdadeira provisão é a que se origina da infinita fonte de riqueza que é Deus. Quem assimilar realmente essa lição conseguirá voltar a enriquecer, recebendo no mundo fenomênico a provisão infinita de Deus.

Portanto, qualquer que seja a experiência pela qual precisamos passar nesta vida, não há razão para temê-la.  Por maiores que sejam as dificuldades que aparecem em nosso caminho, devemos enfrentá-las e aprender as lições que elas nos dão. Assim, poderemos concluir as experiências desta vida e aprimorar-nos espiritualmente; não voltaremos a vivenciar as mesmas dificuldades e, conectando-nos mentalmente com a fonte da provisão infinita de Deus que nos preenche de força, conseguiremos corrigir o rumo de nosso destino e construir uma vida feliz, mais proveitosa que antes".
  Livros: Você é Dono de Potencialidade Infinita
Coletânea dos livros: Masaharu Taniguchi
Compilação de: Kamino Kusumoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário